Aulas Crianças - Mini Tenis

 

                                                        ESCOLINHA DE TENIS

 

 

   Nos anos 80 e 90, difundiu-se por todo mundo vários métodos de ensino de tênis para crianças, sendo aquele que ganhou mais notoriedade foi o método sueco que hoje é base para todos os métodos de ensino, foi através dele que passou se a dar o valor devido ao uso de raquetes menores e mais leves, bolas sem pressão, etc. Por isso nas aulas de escolinha diminuem-se as dimensões da quadra e procura-se introduzir elementos do universo infantil que auxiliem no processo ensino/ aprendizagem.

   Hoje tem se o entendimento que as crianças não são adultos em miniatura. Trabalhamos com o intuito de construir futuros adolescentes e adultos capazes de interagir com todos aqueles que o cercam e os obstáculos do mundo com que estes irão se deparar; o brincar é o principal elemento que permite essa interação entre as crianças de sexos diferentes, com habilidades heterogêneas e na maioria das vezes com personalidades diferentes, nas brincadeiras as crianças cooperam umas com as outras e auxiliam no desenvolvimento das menos habilidosas.

   Nas aulas de escolinha, o jogo é compreendido sob a ótica do brinquedo e da criatividade e deve encontrar maior espaço, para ser entendido como educação, na medida em que os pais compreenderem melhor toda sua capacidade potencial de contribuir para com o desenvolvimento da criança.

   Vygotsky (1989: 109), “a desvalorização do movimento natural e espontâneo da criança em favor do conhecimento estruturado e formalizado, ignora as dimensões educativas da brincadeira e do jogo como forma rica e poderosa de estimular a atividade construtiva da criança. É urgente e necessário que o professor procure ampliar cada vez mais as vivências da criança com o ambiente físico, com brinquedos, brincadeiras e com outras crianças”.

"Brincar não é perder tempo, é ganhá-lo”. Carlos Drummond de Andrade

"Brincar é um componente crucial do desenvolvimento, pois, através do brincar a criança é capaz de tornar manejáveis e compreensíveis os aspectos esmagadores e desorientadores do mundo. Na verdade, o brincar é um parceiro insubstituível do desenvolvimento, seu principal motor. Em seu brincar, a criança pode experimentar comportamentos, ações e percepções sem medo de represálias ou fracasso, tornando-se assim mais bem preparada para quando o seu comportamento 'contar'". Howard Gardner

  Entendemos, a partir dos princípios aqui expostos, que a brincadeira é o princípio norteador das atividades tenisticas futuras, possibilitando às manifestações corporais encontrarem significado pela  ludicidade presente na relação que as crianças mantêm com o mundo.

   Porém essa perspectiva não é tão fácil de ser adotada na prática. Desejamos colocar em prática uma proposta ensino do tênis em que as crianças desenvolvam, construam, adquiram conhecimentos e se tornem autônomas e cooperativas. 

 



Nossos horários:

2ª a 6ª Feira: 6h as 22h

Sábados: 8h as 18h

Domingos e feriados: 8h as 13h

Não abrimos dias 25 de Dezembro e 01 de Janeiro

Nossos contatos:

Fone:  (82) 3358.5905           

E-mail: biotenis@biotenis.com.br

© 2019 Biotênis Academia. Todos os direitos reservados