Longevidade No Tênis
(Ver Todos Artigos)
10/08/2012
Valdeci Tomaz Monica

Hoje já é de conhecimento da grande maioria, todos os benefícios que o tênis trás para seus praticantes, sejam eles crianças, adultos ou idosos. O tênis trabalha de forma eficaz, todas as cinco valências físicas: flexibilidade, agilidade, coordenação, força e resistência, o que já o torna de grande valia na melhoria da performance atlética e também para o desempenho das atividades do cotidiano.

Contudo, neste momento me restrinjo à discussão de um aspecto do tênis que pouco é valorizado ou discutido, que é o fato do tênis poder ser praticado por crianças bem novas assim como por pessoas por pessoas idosas, sem que isso comprometa sua saúde, fato esse que não se observa na maioria das modalidades esportivas.

Nesses meus anos de atividade profissional como professor de tênis, tive o privilegio de poder trabalhar com alunos de escolinha com idade inferior a seis nos de idade e concomitante a isso ter a oportunidade de também desenvolver trabalho com indivíduos de idade superior aos setenta anos o que sempre foi motivo de muita alegria.

Procuro sempre usar essa definição do professor Euzébio Tomaz “O tênis é um esporte democrático, pois sempre você ira encontrar muitas pessoas melhores que você, muitas pessoas do seu nível e também muitas pessoas de nível inferior ao seu, basta você ter o bom senso de procurar aquelas que mais se adequam ao seu nível de jogo”.

Por ser um esporte onde não há o contato físico, a probabilidade lesões músculo-esqueleticas é muito pequena para aquelas pessoas que o praticam, com a técnica e equipamento adequado, o que permite que encontremos nos mais variados clubes e academias espalhados pelo país, simpáticos velhinhos de oitenta e por vezes ate de noventa anos de idade praticando tênis.

Um exemplo dessa população é o Senhor Tikara Tanaami um paulista descendente de Japonês, que aos oitenta e sete anos de idade me surpreende pelo seu desempenho como tenista e como figura humana, que todo momento nos mostra que a idade é questão de espírito e também um exemplo da importância de cultivar hábitos saudáveis.

Sendo assim conclui-se que qualquer pessoa pode jogar tênis independentemente da idade, portanto, mãos a obra, procure um clube ou academia e vamos praticar tênis, esporte esse que outrora encantou reis e nobres e hoje esta acessível à boa parte da população.



Nossos horários:

2ª a 6ª Feira: 6h as 22h

Sábados: 8h as 18h

Domingos e feriados: 8h as 13h

Não abrimos dias 25 de Dezembro e 01 de Janeiro

Nossos contatos:

Fone:  (82) 3358.5905           

E-mail: biotenis@biotenis.com.br

© 2019 Biotênis Academia. Todos os direitos reservados